img-78

BUSCANDO UM RE–SIGNIFICADO DA VISITA DOMICILIAR NO SERVIÇO SOCIAL.

  • Autor: Fátima Aparecida Barbosa de Oliveira Micheletti.

A reestruturação da assistência psiquiátrica no Brasil tem promovido mudanças no Sistema de Saúde Mental, com a criação de novas práticas. O município de Santos/SP desponta com uma experiência inédita no Brasil, criando uma rede de serviços substitutivos ao manicômio Casa de Saúde Anchieta, hoje inteiramente desativado. A proposta consistia...


img-83

Famílias em contexto de infração: Intervenção e pesquisa – uma experiência psicossocial.

  • Autor: Fátima Fortes.

O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência do trabalho com as famílias de adolescentes em conflito com a lei, cumprindo a medida Sócio- Educativa da Liberdade Assistida, nas cidades de Sorocaba e na Zona Norte de São Paulo, bem como mostrar, de forma resumida e esquemática alguns dos resultados da pesquisa realizada ( dissertação de Mestrado realizada na PUC SP), sobre "A força do afeto na família: uma possibilidade de interrupção da prática infracional dos adolescentes em Liberdade Assistida".


img-76

ESTÁGIO E SUPERVISÃO: UM DESAFIO AO ENSINO TEÓRICO–PRÁTICO DO SERVIÇO SOCIAL

  • Autor: Rosa Maria Ferreiro Pinto.

A trajetória profissional construída ao longo de anos de docência, desenvolvendo atividades relativas à supervisão de estágios, de ensino e de pesquisa na Faculdade de Serviço Social da Universidade Católica de Santos, tem sido marcada por freqüentes indagações acerca dos múltiplos e complexos aspectos que fazem parte do processo de formação profissional do assistente social. Este processo, vivo e dinâmico...


img-75

Investigación Sobre Violencia Doméstica RESULTADOS DE COMPARACIÓN ENTRE GRANADA Y SAN MIGUEL DEL PADRÓN

  • Autor: Caridad Navarrete Calderón.

Con respecto a las habaneras, el tipo de maltrato que alcanza la mayor frecuencia es psicológico, al cual le sigue el social, después el físico, luego el económico y finalmente, el ecológico. En cuanto al maltrato psicológico, son los insultos...


img-74

Apostas contemporâneas nas Organizações Solidárias da Sociedade Civil: o Terceiro Setor.

  • Autor: Maria do Carmo Brant de Carvalho.

Este artigo quer refletir sobre a forte expressão da sociedade civil pela via do terceiro setor; quer compreender a significativa expansão e importância deste, ao mesmo tempo, que identificar suas ambivalências, contradições e possibilidades no cenário contemporâneo marcado pela turbulência, complexidade, perplexidade, perda de referenciais utópicos no fluxo de um capitalismo planetário. E, o que é mais importante, marcado por compressões para realizar a maior aposta deste final de século: eqüidade, erradicação da pobreza e maior igualdade entre os cidadãos do mundo.


img-73

Medos e Incertezas no Exercício da Prática Profissional

  • Autor: Maria Lucia Rodrigues.

De que temos medos? Quais nossas mais banais inseguranças? O que nos assusta, nos afronta, nos provoca certo gosto de morte? Às vezes temos mais medo daqueles que não têm medo - como podem não tê-lo? São tantos os medos que torna-se difícil identificá-los: medo da adversidade, da depressão, medo do homem, da loucura, da traição, medo de não ser aceito, medo da pobreza, da riqueza, da injustiça, da exclusão, medo do aniquilamento, medos das prisões internas ou externas...


img-72

Complexidade e Prática do Serviço Social – sentido e validade

  • Autor: Maria Lucia Rodrigues.

Este texto traz uma breve reflexão sobre o sentido do Serviço Social, o modo de pensá-lo e de fazê-lo tendo por referência a teoria da complexidade. Procurando articular conhecimento e prática de Serviço Social, sugere o amadurecimento intelectual profissional reafirmado na formação de um espírito crítico e na biodiversidade cultural.


img-71

Caminhos da Transdisciplinaridade – fugindo a injunções lineares

  • Autor: Maria Lúcia Rodrigues

Cercam-me, constantemente, desdobradas inquietações em torno de algumas questões: por que são cada vez mais frequentes os interesses dos profissionais das áreas das ciências humanas e naturais pela perspectiva transdisciplinar? o que nos atrai na temática transdisciplinaridade? que sentido ou sentidos evoca esta palavra? as reflexões e os conhecimentos resultantes de propostas transdisciplinares seriam apenas um modismo ou uma tendência momentânea do intelectual?


img-70

Seminário Interdisciplinar entre Brasil e Cuba – novas relações em contextos contraditórios

  • Autor: Maria Lúcia Rodrigues

Nos dias 03 e 04 de novembro/2004 foi realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, o I Seminário Interdisciplinar entre Brasil e Cuba sobre o tema Violência, Cultura e Metodologias de Intervenção - A experiência cubana na área da criança e do adolescente. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas/NEMESS - Programa de Pós- Graduação em Serviço Social - e Núcleo de Estudos da Complexidade/COMPLEXUS - Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais (PUC/SP). Contou com os apoios do Núcleo da Criança e do Adolescente/NCA (Pós de Serviço Social), das Faculdades de Serviço Social, de Ciências Sociais e da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais/ARII (PUC/SP).


img-69

Universidade e regeneração planetária

  • Autor: Edgard de Assis Carvalho.

O que se pretende realizar aqui nesta breve reflexão não é delinear mais um diagnóstico, um programa de gestão universitária, mas traçar um conjunto de esferas cognitivas, uma noosfera, ou seja, um conjunto de idéias possíveis.


img-68

Latinidades

  • Autor: Edgar Morin.

Retomando o título das palestras do ciclo da Mostra de Artes realizada pelo SESC, encontramos o termo latinidade no plural: Latinidades. Diante disto, sabemos, nas latinidades existe a Latinidade, e realmente é importante estudar este conceito a partir da origem, ou seja: Roma. Existem duas faces complementares...


img-67

Rumo ao abismo inevitável?

  • Autor: Edgar Morin.

O autor escreve especialmente para o ’Le Monde’.


img-66

Por uma Globalização Plural

  • Autor: Edgar Morin.

Texto especial para o "Le Monde", Tradução de Clara Allain, Publicado na Folha de São Paulo - 31 de março de 2002, Domingo.


img-62

Inclusão e Exclusão social – semeando um paralelo entre a perspectiva da complexidade e uma leitura sociológica

  • Autor: Maria Lucia Rodrigues.

Certas expressões exercem um apelo mais forte à nossa reflexão: inclusão social parece ser uma delas. Ao trazer esta questão ao debate a proposta é fazer vir à tona a dimensão multifacetada que a relação inclusão/exclusão é capaz de proporcionar e discutir.


img-61

Serviço Social e o Cuidado em Saúde

  • Autor: Alaide Maria Morita Fernandes da Silva & Maria Lucia Rodrigues.

Uma reflexão sobre a relação do Serviço Social com o cuidado em saúde.


img-59

Complexidade e Liberdade

  • Autor: Edgar Morin

Texto de Edgar Morin em que o autor discute a relação entre o pensamento Complexo e as possibilidades de liberdade existentes nesta vertente de pensamento.


img-38

Raízes marxistas no pensamento de Edgar Morin

  • Autor: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues

Muitas vezes ouvimos dizer que a vida é mais sutil que a teoria, mas nem sempre interiorizamos essa compreensão. Permitam-me introduzir o tema com uma breve evocação... 


img-37

Caminhos da Transdisciplinaridade - fugindo a injunções lineares

  • Autor: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues

Cercam-me, constantemente, desdobradas inquietações em torno de algumas questões: por que são cada vez mais frequentes os interesses dos profissionais das áreas das ciências humanas e naturais pela perspectiva transdisciplinar? o que nos atrai na temática transdisciplinaridade? que sentido ou sentidos evoca esta palavra? as reflexões e os conhecimentos resultantes de propostas transdisciplinares seriam apenas um modismo ou uma tendência momentânea do intelectual?


img-29

COMPLEXIDADE E PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL: SENTIDO E VALIDADE

  • Autor: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues

O texto traz uma breve reflexão sobre o sentido do Serviço Social, o modo de pensá-lo e de fazê-lo tendo por referência a teoria da complexidade. Procurando articular conhecimento e prática de Serviço Social, sugere o amadurecimento intelectual profissional reafirmado na formação de um espírito crítico e na biodiversidade cultural.


img-16

Medos e incertezas no exercício da prática profissional

  • Autor: Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues

"A esperança é uma alegria instável nascida da ideia de uma coisa futura ou passada de cujo desenlace duvidamos em certa medida... não há esperança sem medo." (Espinosa)