img-31

Gravidez e maternidade na adolescência: uma questão de complexidade

  • Autor: Janaina Silva Gomes Ferraz

Trabalho de Conclusão de Curso defendida no Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no ano de 2015, sob orientação da Profa. Dra. Maria Lucia Rodrigues.

Este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar as possibilidades e a pertinência da atuação do assistente social frente à gravidez e a maternidade na adolescência. Por se tratar de uma questão de complexidade, que requer um trabalho interdisciplinar e intersetorial, recorremos ao pensamento complexo de Edgar Morin como sustentação teórica, compreendendo a adolescência em suas dimensões sociais, culturais, econômicas, objetivas e subjetivas. 

De caráter quanti-qualitativo, como método de pesquisa elegemos a netnografia, que, aliada a outros instrumentos virtuais nos possibilitou uma releitura dos dados coletados entre os meses de fevereiro e abril de 2015, em pesquisa de Iniciação Científica realizada nesta universidade. O resultado do presente trabalho revelou a emergente necessidade de apropriação temática do assistente social para garantia e promoção de direitos deste público específico, além da pertinência de sua atuação nos ambitos das políticas de assistência social, de saúde e de educação.


Palavras-chave: Gravidez; Maternidade; Adolescência; Complexidade, Assistente Social; Netnografia.

Bibliografia:


PARA CITAR ESTE TCC NO FORMATO ABNT:

FERRAZ, J. S. G. Gravidez e maternidade na adolescência: uma questão de complexidade. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) – Curso de Serviço Social. Faculdade de Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015, 112p. Disponível em: <http://www.nemesscomplex.com.br/conteudos?id=31/gravidez_e_maternidade_na_adolescencia:_uma_questao_de_complexidade_>. Acesso em: dd mmm aaaa.



Compartilhe:


Comentários