profiler-bg

ATIVIDADE PROGRAMADA

Tema: Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes: Experiências cotidianas e Contribuições ao Serviço Social

  • Online
  • Terças feiras, das 15h00 às 18h00

O NEMESS COMPLEX vem discutindo desde o 2º semestre de 2020 a temática da violência. No período de março a junho de 2021 foi realizado, em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Investigação de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças (NIP), o "Seminário Temático: Violência doméstica – trabalho e produção do conhecimento”, que teve por objetivo analisar e discutir as diferentes perspectivas teóricas e práticas no campo da violência e as possibilidades de expansão para o exercício profissional.

Como sequência desta atividade foram organizadas duas Oficinas de Intervenção, pelos Núcleos acima mencionados, sendo a primeira referente aos instrumentos e intervenções junto a crianças e adolescentes e a segunda, os instrumentos e intervenções para o trabalho com autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Importante salientar que tais oficinas foram criadas em resposta às solicitações dos/as participantes do Seminário, a partir da avaliação realizado pelo grupo.

Cientes de que uma discussão desta natureza não se esgota, entendemos que a organização de uma Atividade Programática sobre a temática faz-se de suma importância. Prova disto é que os dados do disque 100 apontam que no Brasil, no período de janeiro a agosto de 2021, ocorreram 67.298 denuncias de violência contra crianças e adolescentes, sendo no Estado de São Paulo 51.519 casos. Destas, aproximadamente 18% estão relacionadas à violência sexual, perfazendo um total de 12.114 denuncias.

Tais dados são assustadores e revelam uma triste realidade a qual se manifesta cotidianamente nos espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social. Neste sentido a ATP abordará as múltiplas expressões da violência doméstica contra crianças e adolescentes, seus impactos sociais e para a profissão, as produções e contribuições do e para o Serviço Social nesta área de conhecimento. Terá ainda, um debate acerca das tendências presentes no trabalho profissional com crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual, na semana do dia 18 de maio, dia Nacional de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, objetivando evidenciar as transformações políticas e institucionais que se manifestam como desafios aos profissionais inseridos no sistema de garantia de direitos e seus rebatimentos para o Serviço Social.


INSCREVA-SE EM (copie o link e cole em seu navegador): https://forms.gle/F394n1cZLqFFJxKS7

MAIS INFORMAÇÕES EM (copie o link e cole em seu navegador)https://drive.google.com/file/d/1KAPbxhyEK_OrSu9bPTJjapH4h7xnFU7X/view?usp=sharing